INFORMAÇÕES PARA PACIENTES PELO REGISTRO LATINO-AMERICANO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

O que são as Técnicas de Reprodução Assistida?

As Ténicas de Reprodução Assistida (TRA) é uma forma de tratamento para ajudar as mulheres a engravidar. Ela envolve a coleta de óvulos do corpo da mulher e sua fertilização com espermatozoides em um laboratório de TRA. Um ou mais óvulos fertilizados são colocados de volta no útero para que ocorra a gravidez.

*A definição científica de TRA é "Todas as intervenções que envolvem a manipulação in vitro de oócitos, espermatozoides ou embriões humanos para fins reprodutivos" (Glossário Internacional sobre Infertilidade e Cuidados da Fertilidade, 2017).

QUEM PODE SE BENEFICIAR DAS TRA?

Qualquer pessoa ou casal que esteja tendo dificuldade ou não consiga engravidar pode se beneficiar das TRA. Para algumas pacientes, as TRA pode ser o único tratamento para engravidar, enquanto outras podem se beneficiar após o fracasso de outras formas de tratamento. Na América Latina, os motivos mais comuns para as TRA são distúrbios ovulatórios, endometriose, trompas obstruídas e espermatozoides fracos, mas há muitos outros motivos também.

O QUE É UM CENTRO DE TRA?

Trata-se de um hospital ou clínica que fornece TRA por meio de uma equipe de médicos, pessoal de laboratório e enfermeiros que foram treinados em TRA. Na América Latina, a maioria dos centros de TRA está no setor privado de saúde.

O QUE È UM CICLO DE TRA?

As TRA envolvem uma série de etapas, todas elas juntas são chamadas de "ciclo TRA". Normalmente essas etapas são:



AS TRA SÃO EFICAZES?

As TRA não garantem o nascimento de um bebê, mas milhares de bebês nascem todos os anos em todo o mundo. Há muitos fatores que podem afetar as chances de sucesso, como a idade da mulher, o número de tentativas (ciclos de tratamento) e as circunstâncias individuais de cada pessoa ou casal.

AS TRA SÃO SEGURAS?

As TRA são seguras e as complicações graves causadas diretamente pelas TRA são muito raras. Entretanto, podem ocorrer complicações na gravidez e algumas delas podem ser graves para a mãe e o bebê. As complicações são mais comuns em gestações múltiplas (dois ou mais bebês crescendo no útero) do que em gestações únicas (um bebê).

RLA é a sigla para “Registro Latino-americano de Reprodução Assistida".
A Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida, REDLARA, representa os centros de TRA participantes que enviam voluntariamente informações sobre o tratamento que oferecem ao RLA.

Todos os dados são anônimos, o que significa que nenhum paciente pode ser identificado a partir das informações compartilhadas. Além disso, os dados individuais dos centros de TRA nunca são divulgados. O RLA monitora a disponibilidade, a eficácia e a segurança das TRA na América Latina.

O monitoramento das TRA é uma parte importante da qualidade destas e ocorre na maioria das regiões do mundo. Os centros que pertencem à REDLARA estão listados no site redlara.com.

FIGURA 1: Monitoramento das TRA na América Latina (Fonte: Registro Latinoamericano de Reprodução Assistida da América Latina, 2020)



Scroll