INFORMACIÓN PARA PACIENTES POR EL REGISTRO LATINOAMERICANO DE REPRODUCCIÓN ASISTIDA<

Compreensão da idade e das Técnicas de Reprodução Assistida (TRA)

A idade da mulher influencia muito o resultado da tecnologia de reprodução assistida (TRA). As mulheres mais jovens têm maior probabilidade de ter um filho do que as mais velhas. Isso não significa que mulheres mais velhas não possam ser tratadas, embora muitos centros e alguns países tenham um límite máximo de idade acima do qual as TRA não são oferecidas ou permitidas. É importante entender como a idade da mulher afeta os resultados das TRA. Isso ajuda as mulheres e os casais a entenderem seu prognóstico e a tomarem decisões com relação as TRA.

IDADE FEMININA E FERTILIDADE NATURAL

As mulheres nascem com todos os seus óvulos. Com o passar do tempo, o número de óvulos que podem gerar um bebê se torna menor e de pior qualidade. Isso se deve ao processo natural de envelhecimento. As mulheres são mais férteis (= capazes de engravidar) na faixa dos 20 anos. Depois disso, a fertilidade diminui primeiro lentamente e mais rapidamente a partir dos 35-37 anos. Uma mulher na faixa dos 40 anos é, em média, 4 vezes menos fértil do que uma mulher na faixa dos 30 anos. Pouquíssimas mulheres engravidam após os 45 anos de idade. Isso significa que as mulheres deixam de ser férteis de 5 a 10 anos antes de pararem de menstruar devido à mudança de vida (também chamada de "menopausa"). As mulheres mais velhas também têm maior probabilidade de abortar do que as mais jovens. Isso se deve à qualidade dos óvulos. Os óvulos das mulheres mais velhas são mais velhos e têm maior probabilidade de apresentar anormalidades que podem levar ao aborto espontâneo.

TODAS AS MULHERES SÃO IGUAIS?

O declínio natural da fertilidade devido à idade pode variar muito de mulher para mulher. Também pode variar de família para família. Além disso, as condições médicas podem afetar o número e a qualidade dos óvulos de uma mulher, bem como fatores de estilo de vida, como o tabagismo.

COMO A IDADE DA MULHER INFLUENCIA O RESULTADO DAS TRA?

Para aumentar as chances de ter um bebê com as TRA, é importante tentar obter vários óvulos do corpo da mulher (consulte também "Entendendo o congelamento de embriões nas TRA"). Como as mulheres mais velhas têm menos óvulos e menos óvulos de boa qualidade, a chance de engravidar é menor e o risco de aborto é maior. Este gráfico (Fig. 1) mostra as taxas de gravidez e as taxas de parto por aspiração (= retirada de óvulos) em mulheres =34 anos, 35-39 anos e =40 anos

FIGURA 1: Taxa de nascimento de transferência de embriões em ciclos autólogos* frescos e congelados por idade da mulher (Fonte: Registro Latino-Americano de Reprodução Assistida, 2020)



EXISTEM TESTES QUE PODEM MEDIR O NÚMERO DE ÓVULOS?

Não há testes que possam contar ou medir o número real de óvulos que uma mulher carrega em seu corpo, também chamado de "reserva ovariana". Mas há exames que podem indicar se a reserva ovariana é alta, baixa ou normal. Esses exames geralmente são feitos antes do início de uma TRA, mas não são necessários rotineiramente em mulheres jovens.

Os testes de reserva ovariana não preveem de forma confiável a probabilidade de engravidar. Mas eles ajudam a prever se o número de óvulos com probabilidade de crescimento será satisfatório. Eles também podem ajudar a decidir a quantidade de medicação (= estimulação hormonal) que a mulher deve tomar para desenvolver óvulos. Em alguns casos, especialmente se a mulher tiver tido um ciclo de TRA fracassado com poucos ou nenhum óvulo, o teste de reserva ovariana pode ajudar a decidir se deve usar óvulos de doadoras.

MULHERES JOVENS PODEM TER BAIXA RESERVA OVARIANA?

Sim, às vezes até mesmo uma mulher jovem pode ter poucos óvulos. Pode haver razões médicas para isso, como cirurgia anterior, tratamento anterior de câncer ou uma doença genética. Às vezes, os motivos são desconhecidos. É importante observar que as mulheres jovens com poucos óvulos geralmente têm óvulos de boa qualidade. Portanto, elas ainda têm uma chance de ter um bebê com seus próprios óvulos. Essa chance é menor do que a de uma mulher jovem com muitos óvulos. Mas a chance é maior do que a de uma mulher mais velha que, além de ter poucos óvulos, geralmente tem óvulos de pior qualidade.

A PERDA DE ÓVULOS PODE SER EVITADA COM O AUMENTO DA IDADE?

O declínio do número de óvulos relacionado à idade é natural e não pode ser evitado. Portanto, as mulheres não devem esperar muito tempo para ter o filho ou os filhos que desejam. As mulheres que desejam adiar a gravidez por alguns anos podem decidir congelar e armazenar seus óvulos enquanto são jovens. Se necessário, elas poderão usar esses óvulos quando forem mais velhas. Há muitos motivos pelos quais as mulheres podem querer adiar a gravidez, incluindo motivos educacionais ou profissionais, não ter encontrado o parceiro certo, motivos médicos (como ter de se submeter a um tratamento contra o câncer) ou outras circunstâncias importantes da vida.

O QUE É DOAÇÃO DE ÓVULOS?

A doação de óvulos significa que uma mulher doa parte de seus óvulos a outra mulher para ajudá-la a engravidar. A mulher que doa seus óvulos também é chamada de "doadora de óvulos" e a mulher ou casal que os recebe é chamado de "receptora". A doadora de óvulos pode ser conhecida (= doação não anônima) ou desconhecida (= doação anônima de óvulos) da mulher ou do casal. As doadoras de óvulos geralmente são mulheres jovens, pois é provável que tenham muitos óvulos de boa qualidade.

Os países que permitem a doação de óvulos geralmente têm diretrizes ou regulamentos que ajudam a garantir que a doação seja justa e segura tanto para a doadora quanto para a receptora. Tanto a doadora quanto a receptora devem concordar por escrito com a doação e as diretrizes ou regulamentações em vigor no país devem ser seguidas. O ponto importante é que os óvulos não são vendidos ou comprados, mas doados. Embora as doadoras possam e devam ser compensadas (=receber algum dinheiro) por seu tempo e pelo tratamento a que devem se submeter para doar óvulos, essa compensação não é um pagamento ou taxa.

A IDADE TAMBÉM INFLUENCIA O RESULTADO DOS CICLOS DE DOAÇÃO DE ÓVULOS?

A probabilidade de ter um bebê após um ciclo de doação de óvulos depende principalmente da idade da doadora. Como a maioria das doadoras de óvulos são mulheres jovens, o sucesso dos ciclos de doação de óvulos é geralmente alto e semelhante ao sucesso das TRA em mulheres jovens que usam seus próprios óvulos para engravidar (também chamada de TRA "autóloga"). O gráfico abaixo (Fig. 2) mostra as taxas de natalidade por idade para mulheres que usam seus próprios óvulos e mulheres que usam óvulos de doadoras. Nos ciclos com óvulos de doadoras, a taxa de natalidade não diminui com a idade.

EXISTE ALGUM TRATAMENTO PARA AUMENTAR O NÚMERO DE ÓVULOS?

Não. Até o momento, não existe nenhum tratamento que possa aumentar o número de óvulos que uma mulher tem em seu corpo.

FIGURA 2: Taxas de parto por transferência de embriões por idade da mulher. (Fonte: Registro Latino-Americano de Reprodução Assistida, 2020).



Scroll