REDLARA foi estabelecida em 1995, com 50 centros, e conta hoje com mais de 200 centros; possui o Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida (RLA), que cataloga anualmente todos os resultados das técnicas de reprodução assistida reportados por estes centros.
Com o intuito de promover especialização à comunidade científica, a REDLARA oferece o Programa de Educação Continuada, composto por congressos anuais, e o Programa de Educação Continuada Online – PEC Online, composto por cursos de atualização online.
A somatória destas atividades caracteriza a REDLARA como uma verdadeira escola de Biologia e Medicina Reprodutiva.
Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida (RLA) é um órgão da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA), cujas funções são a recompilação, análise e publicação dos resultados de Reprodução Assistida (RA) realizadas nos centros que acreditados ou associados à REDLARA. Foi criado em 1990, sendo o primeiro registro regional existente.
Em 1997, inicia-se o processo de Acreditação, com o objetivo de promover um melhor funcionamentos dos centros associados à RED e garante a veracidade dos dados enviador ao Registro Latinoamenricano de Reproducción Asistida (RLA)
Com o objetivo de atender às principais necessidades relacionadas às técnicas de reprodução assistida para médicos, biólogos e profissionais relacionados da área, além do intercâmbio de informações entre os centros, a Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA) lançou em Agosto de 2003 o PEC Online, inicialmente com dois cursos: Curso Clínico e Curso de Embriologia Clínica.