INFORMAÇÕES PARA PACIENTES PELO REGISTRO LATINO-AMERICANO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

O que é congelamento de embriões e por que é importante?

Para aumentar as chances de ter um bebê com as técnicas de reprodução assistida (TRA), é importante tentar obter vários óvulos do corpo da mulher. Cada óvulo significa uma chance de ter um bebê. São necessárias muitas etapas para que um óvulo e um espermatozoide produzam uma gravidez e um bebê, mas nem todos os óvulos conseguem passar por todas essas etapas com sucesso. As primeiras etapas são importantes:



O QUE ACONTECE COM TODOS OS EMBRIÕES?

Quando vários embriões de uma mulher/casal crescem com sucesso no laboratório, um ou mais são selecionados para transferência (colocação) no útero da mulher. Os embriões restantes de boa qualidade podem e devem ser congelados.

A decisão de qual embrião transferir e quantos é muito importante. Os embriões de boa qualidade e os embriões mais maduros ("blastocistos") têm maior probabilidade de gerar uma gravidez do que os embriões de qualidade inferior ou menos maduros. Os resultados do Registro Latino-Americano documentam que a probabilidade de gravidez não aumenta com a reposição de mais de dois embriões (Fig.1).

Portanto, geralmente é suficiente transferir um ou, no máximo, dois embriões e congelar todos os outros embriões de boa qualidade.

FIGURA 1: Taxa de gravidez clínica por transferência de embrião por número de embriões transferidos (Fonte: Registro Latino-Americano de Reprodução Assistida, 2020).



COMO SÃO CONGELADOS OS EMBRIÕES?

A maioria dos embriões é congelada quando se torna um "blastocisto" e em um processo chamado "vitrificação". Primeiro, eles são colocados em um dispositivo ou câmara de congelamento cuidadosamente etiquetados com os dados da paciente ou do casal. O dispositivo ou a câmara é então imerso em nitrogênio líquido (a uma temperatura de -176 graus Celsius).

Os embriões são então armazenados em um tanque de nitrogênio líquido, também cuidadosamente etiquetado. Não há limite para o tempo que os embriões podem permanecer congelados, mas muitos centros de TRA e alguns países restringem a duração do congelamento por motivos práticos.

O congelamento de embriões tem várias vantagens importantes:
1. Eficácia e segurança do tratamento O congelamento de embriões ajuda a evitar a transferência de muitos embriões ao mesmo tempo. A transferência de muitos embriões geralmente não aumenta as chances de ter um bebê, mas aumenta muito o risco de ter mais de um bebê ao mesmo tempo, o que aumenta muito o risco de complicações na gravidez.

2. Probabilidade adicional de sucesso O congelamento de embriões oferece uma melhor chance de engravidar se o primeiro ciclo de TRA não resultar em um bebê. Ou, se já tiver nascido um bebê, oferece a possibilidade de ter outro. Mais importante ainda, essa chance adicional é obtida sem a necessidade e o custo de repetir um "ciclo a fresco" com estimulação hormonal e coleta de óvulos.

3. Teste genético pré-implantação (PGT) Em alguns ciclos de TRA, o paciente ou parceiro opta por usar Teste genético pré-implantação (PGT). Isso significa que os embriões são testados para avaliar se são geneticamente normais (se têm "códigos celulares" normais) antes de serem transferidos. Como os resultados do PGT geralmente não estão disponíveis imediatamente, os embriões testados são congelados até que os resultados estejam prontos.

O QUE É UM CICLO DE CONGELAMENTO DE EMBRIÕES?

Esse é um ciclo no qual todos os embriões são congelados e nenhum embrião a fresco é transferido. Os motivos podem ser ciclos de doação de óvulos, condições desfavoráveis para uma transferência a fresco relacionada ao ciclo individual ou se a mulher precisar de tratamento urgente para uma doença, como câncer, antes de engravidar.

O QUE ACONTECE EM UM CICLO DE TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES CONGELADOS?

Os ciclos de transferência de embriões congelados (FET) são simples e confortáveis para a paciente. Primeiro, o útero é preparado para a transferência. Isso pode ser feito por meio de um ciclo ovulatório natural ou com a ajuda de medicamentos. Depois que o útero é preparado, os embriões congelados são descongelados e colocados de volta no útero. Nem todos os embriões congelados toleram o processo de congelamento e descongelamento, mas mais de 90% toleram.

O CONGELAMENTO DE EMBRIÕES É NATURAL?

Não, o congelamento de embriões não é natural. Ele se baseia em uma tecnologia de laboratório altamente avançada. Mas não é menos natural do que, por exemplo, a fertilização de óvulos humanos no laboratório de TRA. Atualmente, há muitos tratamentos médicos e laboratoriais no mundo que não são naturais, mas salvam vidas ou, no caso das TRA, ajudam a gerar uma nova vida.

O CONGELAMENTO DE EMBRIÕES É SEGURO?

Sim, o congelamento de embriões é seguro e faz parte das TRA de qualidade. Em comparação com a transferência de embriões a fresco, as gestações resultantes de embriões congelados e descongelados apresentam riscos semelhantes ou menores, e os bebês têm saúde semelhante.

O CONGELAMENTO DE EMBRIÕES É EFICAZ?

O congelamento de embriões não é garantia de um bebê, mas muitos milhares de bebês nascem a cada ano após transferências de embriões congelados e descongelados. Atualmente, são realizadas mais transferências de embriões congelados e descongelados em todo o mundo do que transferências de embriões a fresco.

Dados do nosso Registro Latino-Americano de Reprodução Assistida mostram que a taxa de gravidez clínica após transferências de embriões congelados e descongelados é muito semelhante à taxa de gravidez clínica após transferências de embriões frescos. Além disso, o sucesso dos ciclos de transferência de embriões congelados e descongelados continua se aprimorando (Figura 2).

FIGURA 2: Taxa de partos por transferência de embriões (frescos e congelados). (Fonte: Registro Latino-Americano de Reprodução Assistida, 2020)



Scroll